Quebra de recorde no 33° Campeonato Brasileiro de Balonismo

O 33° Campeonato Brasileiro de Balonismo, realizado na cidade de Boituva, SP, entre os dias 14 e 19 de setembro, foi um sucesso acima do esperado. O evento que reuniu 27 competidores, chegou a ter dois dias de provas canceladas devido aos fortes ventos.

Entretanto, o também piloto Marcos Bonicontro, professor de Física e reconhecido construtor de balões “Special Shapes” (Balões de Forma), que estava como Diretor de Provas do Campeonato, se superou. Ele não só conseguiu compensar os dias perdidos nos quatro dias restantes de voos, mas ainda conseguiu realizar 23 provas, batendo o Recorde Brasileiro de provas realizadas em um mesmo dia, no sábado, 18, com 8 provas realizadas em um único voo.

Esse feito só foi possível graças a três precisas medições de vento, que detectaram correntes de 360 graus até 150 graus, facilitando as navegações.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Balonismo e organizador do campeonato, Johnny Alvarez da Silva (Johnny do Balão), a Competição foi considerada a mais disputada da história dos Campeonatos Brasileiros, agradando e deixando boasembranças em todos os participantes e visitantes.
 
O público local recebeu com grande entusiasmo o Campeonato e compareceu em massa para prestigiar o evento, contou inclusive com a presença do Prefeito Edson José Marcusso, que em seu pronunciamento afirmou que a cidade de Boituva estará sempre de braços abertos ao Balonismo Brasileiro.  

Além das acirradas provas da competição, ainda no sábado, 18, ao final da tarde houve um “Voo Fiesta” com uma prova “Caça a Raposa” (uma prova em que um balão intitulado de Raposa decola, e minutos depois é seguido por todos, vencendo o que arremessa uma marca o mais próximo do pouso do Raposa), vencida pelo piloto Rodrigo Marques. Na sequência, já ao cair da noite, mais um fantástico espetáculo foi oferecido ao público pelos competidores, um “Night Glow” (quando os balões são perfilados, inflados e iluminados) com os 27 balões.

Nesse evento em especial houve mais um recorde, o de comparecimento de público em um evento esportivo na cidade. Público este que aplaudiu bastante a única participação feminina do Campeonato, a pilota de Torres, RS, Lais Pinho.   

Domingo, dia 19, foi o último dia de provas deste Campeonato marcado pelo elevadíssimo nível técnico e pela eficiente organização, que em função do cancelamento devido a Covid, do Campeonato de São Lourenço a ser realizado durante os JAB – Jogos Aéreos Brasileiros, teve muito pouco tempo para organizar o Campeonato em Boituva.  

Este 33° Campeonato Brasileiro de Balonismo, foi a versão 2020, impedida pela pandemia de ser realizada no ano passado. O Campeonato de 2021, o 34° Campeonato Brasileiro de Balonismo, será realizado entre os dias 12 e 17 de outubro deste ano, em Torres, RS. Os pilotos melhores ranqueados após estes dois Campeonatos representarão o Brasil no Mundial de Balonismo, disputado na Eslovênia no próximo ano.  

Sobre o autor

laertgouvea

laertgouvea

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed eu arcu eget mauris mollis interdum et eget elit.

Últimas postagens